segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Fate/Saiba Quem Foi: Hessian Lobo

No jogo Fate/Grand Order foi apresentado o conceito dos Phantom Spirits (Espíritos Fantasmagóricos) que basicamente são espíritos que mesmo sendo conhecidos pelo público não se tornaram servos para serem invocados. Por que essa explicação? Porque o Lobo (animais também podem ser servos) é um desses Phantom Spirits. Como que ele virou um servo então? Ele primeiro uniu seu espírito ao de outro Phantom Spirit e assim se tornou tão forte quanto um servo, mais tarde se uniu à outro para ficar ainda mais forte e assim nasceu um servo com habilidades de três espíritos em um. Os outros dois espíritos são o soldado hessiano vindo da história da Lenda de Sleepy Hollow, o Cavaleiro sem Cabeça que mais se conhece, e Jack Griffin, protagonista do livro O Homem Invisível. Lobo é quem comanda os outros dois tendo o Cavaleiro sem Cabeça montado em suas costas e Jack Griffin não aparece (não, não é porque ele é invisível), pois está apenas fundido ao centro do espírito de Lobo que graças a isso tem a habilidade de ficar invisível. Como são três personagens o post foi dividido em três partes nessa página mesmo, vá lá!




HESSIAN LOBO

Lobo, O Rei de Currumpaw

Lobo depois da captura

Em meados do ano 1890, próximo ao rancho Currumpaw no Novo México, existiu um lobo selvagem líder de uma alcatéia que começaram à se alimentar dos animais do rancho, pois os colonos à muito tempo acabaram com suas presas naturais e o povo do rancho chamavam o líder dessa alcatéia apenas de Lobo. Muitas foram as tentativas de matar Lobo, mas incrivelmente o animal era esperto demais e sempre escapava da morte sem nenhum de seus companheiros lobos encontrados mortos. Um dia puseram uma recompensa de 1000 dólares pela cabeça de Lobo o que chamou a atenção de Ernest Thompson Seton que se prontificou à pegá-lo. Seton certa vez envenenou cinco iscas e depois as encontrou empilhadas e cheias de fezes indicando o menosprezo de Lobo a tão pífia tentativa e o esperto animal também desarmava cada armadilha que Seton colocava.



Porém um dia Seton capturou uma loba branca a qual nomearam Blanca, que era a fêmea de Lobo, e Seton a matou na hora. Com o cadáver de Blanca Seton atraiu Lobo para uma armadilha no rancho e por fim o capturou, mas não o matou por consideração ao seu rival que agora uivava com tristeza. Lobo já não encarava seus captores, apenas mantinha um olhar distante e pesaroso e no dia seguinte foi encontrado morto angustiado em sua tristeza. Em 1898 Seton publicou um livro sobre sua disputa com Lobo que comoveu os Estados Unidos e incentivou parcialmente os movimentos ecológicos conservacionistas.



Hessian, O Cavaleiro sem Cabeça

Pintura de John Quidor (1858)

Hessianos (ou hessians) foi um termo usado pelos americanos para designar os alemães vindos do condado de Hesse-Kassel chamados para lutar na Guerra da Independência dos Estados Unidos que ocorreu entre 1775 e 1783, mais tarde o termo foi usado para designar esses mesmo soldados como mercenários. Foi se inspirando nesse cenário e nos folclores e lendas sobre criaturas humanóides sem cabeça que o americano Washington Irving escreveu o conto The Legend of Sleepy Hollow (A Lenda de Sleepy Hollow), lançado junto à muitos outros contos em 1820. O conto se passa por volta de 1790, nele o supersticioso professor Ichabod Crane vai para o vilarejo Sleepy Hollow onde conhece Katrina Van Tassel, por quem se apaixona, e Abraham “Brom Bones”, seu rival pela mão da jovem.



Um dia Brom decide assustar Ichabod contando a história do Cavaleiro sem Cabeça, o fantasma de um soldado hessiano que morreu em Sleepy Hollow na guerra quando um tiro de canhão acertou sua cabeça e agora ele vaga pela floresta procurando cabeças para cortar tal qual um frieren scharfrichter (executor frio em alemão). Ichabod escapa do ataque do cavaleiro e de Sleepy Hollow para nunca voltar.



Dr. Jack Griffin, O Homem Invisível



Em 1897 era lançado um dos clássicos de H.G. Wells, The Invisible Man (O Homem Invisível), onde o personagem principal, o cientista Jack Griffin, descobre uma maneira de ficar invisível através de uma fórmula feita com algumas drogas e uma máquina que irradia uma espécie de energia. Infelizmente Griffin se vê incapaz de reverter o processo e em desespero rouba algumas roupas, enfaixa sua cabeça e usa óculos escuros para se tornar visível superficialmente.



Começa então sua jornada para conseguir um lugar calmo e descobrir um modo de voltar à visibilidade, porém sempre acaba sendo incomodado devido à sua aparência estranha. Então vai ao encontro de um antigo colega, o Dr. Kemp, e o convida para ser seu parceiro em sua vingança contra o mundo, pois Griffin agora despreza mais do que nunca as pessoas. Kemp o entrega à polícia que não o captura, mas Kemp chama o povo da região e Griffin é morto à pancadas e seu corpo, agora espancado, fica visível de novo.




Hessian Lobo (Avenger)




Na cultura popular
(Lobo, O Rei de Currumpaw)


The Legend of Lobo [A Montanha do Lobo Solitário] (1962): Filme feito pela Disney inspirado no livro de Seton. Um filme legal, um pouco lento, mas legal. O charme desse filme (como todo filme da Disney praticamente) são as músicas estilo folk o que faz dessa obra um western com bichos e o final é mais feliz pro Lobo.





(Hessian, O Cavaleiro sem Cabeça)

The Headless Horseman (1922): Filme mudo que conta quase que fidedignamente a história do livro, pelo menos eu acho, não li o livro. Fora isso acho um filme bem normalzinho.




The Legend of Sleepy Hollow [A Lenda da Caverna Adormecida] (1949): Curta-animado da Disney que pra mim é o melhor da lista. A sequência da perseguição e a risada maléfica do Cavaleiro sem Cabeça são marcantes. Se você puder, recomendo assistir esse curta com a primeira dublagem brasileira, mesmo com alguns erros de tradução ainda acho melhor que a nova, senão vê com a nova mesmo ou em inglês. Detalhe, esse curta vem junto com a história do Senhor Sapo ou com o Príncipe e o Mendigo (no caso da antiga versão do VHS brasileiro que tem a dublagem que eu citei).





The Legend of Sleepy Hollow (1972): Outro curta-animado contando bem resumidamente a história e narrada por John Carradine. O estilo e a animação são um pouco feinhos, mas tem seu valor.




The Legend of Sleepy Hollow (1980): Nesse filme pra TV temos todo enredo e todos os personagens certos com algumas diferenças. Aqui o personagem Ichabod Crane (aliás interpretado por Jeff Goldblum em um de seus primeiros papéis) é mais cético que medroso, recusando-se a acreditar no sobrenatural que pode ou não existir em Sleepy Hollow e o final também é diferente, mas não deixa de ser um entretenimento...bonzinho.




The Legend of Sleepy Hollow [A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça] (1999): Um filme contando mais ou menos a história como é no livro. De novo, eu não li pra ter certeza, mas acho que é bem por aí se for levar em consideração o que eu li sobre a história do livro.




The Legend of Sleepy Hollow [A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça] (1999): Esse filme deve ser talvez o mais popular da lista. Ele vai mais na pegada do filme de 1980 com o Ichabod cético (aqui interpretado por Johnny Depp), mas também medroso e aqui ele não vai para Sleepy Hollow lecionar e sim investigar o caso dos assassinatos feitos pelo Cavaleiro sem Cabeça. Outra coisa, enquanto que na versão de 1980 a existência do sobrenatural é ambígua nesse fica claro que existe, pelo menos pra quem já conhece as obras do Tim Burton que dirigiu esse filme. Mesmo com tudo isso acho que é um ótimo filme, vale a pena assistir.






(Dr. Jack Griffin, O Homem Invisível)

The Invisible Man [O Homem Invisível] (1933): Clássico filme da era de ouro do terror com efeitos impressionantes pra época. Esse filme traz suspense, morte e até um pouco de humor e romance. Diferente do livro aqui Griffin fica louco por causa da fórmula da invisibilidade.




The Invisible Man [O Homem Invisível] (2017): Uma retratação mais moderna do conto onde Griffin é um cientista amargurado pelas perdas que teve o que dá (na minha opnião) mais profundidade ao personagem que por causa dessas perdas encontrou sua motivação para fazer a fórmula. O filme é bom considerando que é de baixa renda.










OBS 1: Existem outras histórias sobre a lenda do Cavaleiro sem Cabeça que podem achar interessantes.

OBS 2: Griffin também é um integrante da Liga Extraordinária, tanto na graphic novel como também no filme e também outras obras se inspiram na idéia do conto de Wells onde um homem invisível fica louco.