JACK THE RIPPER
Com tantos assassinatos na mesma região dos atos de Jack, tantas descrições diferentes e alguns imitadores ficou impossível definir o verdadeiro culpado. Enquanto uns suspeitavam que era algum trabalhador regular da área outros acreditavam ser um médico devido até o estado em que os corpos foram encontrados. Com tantos suspeitos a identidade de Jack ficou aberta à imaginação até hoje, pode até ter sido uma mulher, uma Maria the Ripper, vai saber. Houveram também as famosas cartas Dear Boss (Caro Chefe), Saucy Jacky e From Hell (Do Inferno). Na Dear Boss o remetente anônimo disse que enviaria à polícia as orelhas da vítima e assim Eddowes apareceu com suas orelhas parcialmente cortadas, mas nenhuma orelha chegou à polícia. Saucy Jacky na verdade era um cartão-postal e mencionava que dois assassinatos ocorreram com pouco intervalo entre os dois, provavelmente os de Stride e Eddowes que ocorreram no mesmo dia. Por fim a carta From Hell que veio em uma caixa de madeira e continha além da carta a suposta metade do rim esquerdo de Eddowes e na carta o remetente alegava ter fritado e comido a outra metade. A identidade de Jack o Estripador permanece um mistério até os dias de hoje.
Jack the Ripper (Assassin)
Uma das artes do livro Fate/Strange Fake
Na cultura popular
The Lodger [O Pensionista] (1927): Nesse filme mudo de Hithcock temos um belo suspense onde uma senhora suspeita que seu mais recente inquilino seja o assassino que ronda à noite. Aqui o assassino em questão atende pelo nome de Avenger, deixando uma carta com esse nome em suas vítimas que são mulheres loiras. Mais filmes foram feitos com esse título e/ou premissa, inclusive estão nessa lista.
The Phantom Fiend [O Rei dos Vampiros] (1932): Não tem nenhum vampiro aqui. Praticamente o mesmo filme que o The Lodger tendo até o mesmo ator principal no mesmo papel, mas agora todos os personagens tem nomes e o final é diferente.
The Lodger [Ódio que Mata] (1944): Esse vem com a mesma premissa do estranho que aluga um quarto e o pessoal suspeita dele e tal, porém o final desse também é diferente. É um bom filme de suspense, com uma boa atmosfera e é o primeiro dessa lista à usar o nome Jack the Ripper, embora na maior parte do tempo seja usado só Ripper.
Man in the Attic [O Estranho Inquilino] (1953): Novamente a história do estranho que aluga o quarto e esse tem uma premissa bem igual ao filme de 1944, mas ainda assim tem uma boa atmosfera de suspense e horror.
Jack the Ripper [Jack, o Estripador] (1959): O primeiro da lista com o título carregando o nome do assassino e esquecendo a história do inquilino suspeito. Nesse mostra a polícia investigando o caso de assassinatos de Jack the Ripper. Esse filme traz uma ambientação bem parecida com os outros últimos, mas tem cenas bem mais brutais que devem ter sido chocantes para a época.
Hands of the Ripper [As Mãos do Estripador] (1971): Vindo da produtora de filmes Hammer, responsável por muitos filmes da era de prata do horror, vem este belo filme de suspense e mistério. O filme tem boa atmosfera e bons diálogos deixando o espectador sem saber direito pra quem torcer ou que visão apoiar. Deixo-os apenas com uma pergunta: Anna deve ser punida?
Jack the Ripper [Jack – O Estripador] (1988): Talvez o mais apurado da lista em relação à história real, afinal esse é o primeiro que trata de mostrar as cinco vítimas canônicas usando seus nomes reais. Essa minissérie aborda mais a investigação dos assassinatos utilizando como base uma das teorias mais apuradas da Scotland Yard, a de que os assassinatos foram feitos para encobrir as idas do príncipe aos bordéis de Whitechapel. Pra mim já vale à pena por ter o Michael Caine nele e é sempre um prazer vê-lo atuando.
From Hell [Do Inferno] (2001): Johnny Depp interpreta o inspetor Frederick Abberline, mesmo personagem de Michael Caine no Jack the Ripper de 1988, personagem que existiu na vida real e investigou o caso do Estripador. Nesse de 2001 Abberline é o clichê do homem amargurado que usa drogas para ter visões que o ajudam na investigação. Quer mais? O assassino usa uvas para atrair as vítimas e funciona. Olha eu não sei o quão raras eram as uvas no fim do século XIX, mas isso me parece só muito ridículo.
Razor: The Return of Jack the Ripper [Lâminas da Morte – A Maldição de Jack o Estripador] (2016): Chato...Chato! Um grupo se reúne pra fazer um roteiro de filme e uma das meninas tem uma caixa com todas as facas usadas por Jack o Estripador e o espírito dele assombra a galera e um monte de outras coisas sem nexo.
OBS: Outros filmes com esse personagem são Jack the Ripper (1976), The Lodger [O Inquilino] (2009) (já imagina-se do que se trata esse) e também as séries Whitechapel e Ripper Street.