sábado, 26 de outubro de 2019

Fate/Saiba Quem Foi: Jack the Ripper

Londres é conhecida por sua atmosfera gótica e misteriosa, e foi dessa atmosfera que o mais conhecido assassino saiu. Jack the Ripper aparece em Fate/Apocrypha, -Grand Order e -Strange Fake. Tanto em Apocrypha como no Grand Order Jack é um ser formado pelo amontoado dos tristes espíritos dos inúmeros bebês abortados pelas prostitutas da periferia de Whitechapel da Londres do século XIX e que tomou a forma de uma pequena garotinha de cabelos brancos. Por causa de toda essa tristeza Jack é movida pelo desejo de voltar ao útero materno e por isso retalhou o abdômen de mulheres e atribuíram-lhe o nome Jack the Ripper, o que a deixou feliz já que obteve um nome, mas ela mesma não sabe dizer se ela é de fato o assassino que a Scotland Yard procurava, até porque haviam vários assassinatos nos bairros pobres de Whitechapel. Na novel Strange Fake Jack assume a classe Berserker e não possui forma pois sua identidade é incerta até os dias de hoje passando à ser uma mera presença invisível a não ser quando assume a forma de outras pessoas ou objetos, pois essa é sua habilidade. Aproveite essa história de mistério e assassinato.




JACK THE RIPPER

No mundo dos assassinos em série famosos com certeza Jack the Ripper ou Jack o Estripador (também chamado de o Assassino de Whitechapel ou Avental de Couro) é o mais conhecido dentre todos. O nome Jack o Estripador na verdade é um pseudônimo que apareceu em uma carta supostamente do assassino e que a imprensa publicou e assim ficou sendo conhecido pelo público, porém acredita-se que a carta tenha sido falsa, uma mera jogada de publicidade por parte de algum jornal, mas os assassinatos foram bem reais. O local é Londres, mais precisamente na periferia de Whitechapel do ano 1888. Whitechapel e seus arredores eram conhecidos como um antro de imoralidade, criminalidade, pobreza e violência devido à quantidade absurda de imigrantes desempregados o que foi um dos motivos pelo aumento da prostituição na região. Por causa disso assassinatos eram bem comuns nos bairros pobres de Whitechapel, mas somente cinco foram conectados pelos agentes da Scotland Yard à mesma pessoa devido às escolhas das vítimas e o método de assassinato. Cinco assassinatos e todas mulheres, prostitutas que trabalhavam nas ruas intituladas pela polícia como as cinco vítimas canônicas sendo elas Mary Ann Nichols, Annie Chapman, Elizabeth Stride, Catherine Eddowes e Mary Jane Kelly.


O corpo de Mary Ann Nichols foi encontrado por volta de 3:40 da manhã em uma sexta-feira de 31 de agosto com sua garganta destruída por dois cortes e um corte profundo no interior de seu abdômen que o deixava parcialmente aberto. Em 8 de setembro foi o corpo de Annie Chapman encontrado em um quintal às 6 da manhã retalhada assim como Mary Nichols, mas com seu útero removido. Mais tarde uma testemunha alegou ter visto a moça acompanhada de alguém que parecia um nobre cavalheiro de cabelos escuros por volta de 5:30. Elizabeth Stride e Catherine Eddowes foram mortas no mesmo dia, 30 de setembro. A causa da morte de Stride foi um único corte na artéria principal no lado esquerdo do pescoço e a falta de mutilações no abdômen levantou dúvidas se havia sido Jack. Novamente houve testemunhas da pessoa acompanhando a moça em questão, mas as descrições variavam muito aumentando ainda mais o mistério. O corpo de Catherine Eddowes foi encontrado mutilado no abdômen como foi com Mary Nichols e Annie Chapman, mas com o rim esquerdo e o útero removidos. Mary Jane Kelly foi a mais castigada com seu corpo encontrado em 9 de novembro com a garganta destruída até a espinha, sem seus membros e com a maioria dos órgãos internos sumidos.




Com tantos assassinatos na mesma região dos atos de Jack, tantas descrições diferentes e alguns imitadores ficou impossível definir o verdadeiro culpado. Enquanto uns suspeitavam que era algum trabalhador regular da área outros acreditavam ser um médico devido até o estado em que os corpos foram encontrados. Com tantos suspeitos a identidade de Jack ficou aberta à imaginação até hoje, pode até ter sido uma mulher, uma Maria the Ripper, vai saber. Houveram também as famosas cartas Dear Boss (Caro Chefe), Saucy Jacky e From Hell (Do Inferno). Na Dear Boss o remetente anônimo disse que enviaria à polícia as orelhas da vítima e assim Eddowes apareceu com suas orelhas parcialmente cortadas, mas nenhuma orelha chegou à polícia. Saucy Jacky na verdade era um cartão-postal e mencionava que dois assassinatos ocorreram com pouco intervalo entre os dois, provavelmente os de Stride e Eddowes que ocorreram no mesmo dia. Por fim a carta From Hell que veio em uma caixa de madeira e continha além da carta a suposta metade do rim esquerdo de Eddowes e na carta o remetente alegava ter fritado e comido a outra metade. A identidade de Jack o Estripador permanece um mistério até os dias de hoje.




Jack the Ripper (Assassin)


Uma das artes do livro Fate/Strange Fake




Na cultura popular

The Lodger [O Pensionista] (1927): Nesse filme mudo de Hithcock temos um belo suspense onde uma senhora suspeita que seu mais recente inquilino seja o assassino que ronda à noite. Aqui o assassino em questão atende pelo nome de Avenger, deixando uma carta com esse nome em suas vítimas que são mulheres loiras. Mais filmes foram feitos com esse título e/ou premissa, inclusive estão nessa lista.





The Phantom Fiend [O Rei dos Vampiros] (1932): Não tem nenhum vampiro aqui. Praticamente o mesmo filme que o The Lodger tendo até o mesmo ator principal no mesmo papel, mas agora todos os personagens tem nomes e o final é diferente.




The Lodger [Ódio que Mata] (1944): Esse vem com a mesma premissa do estranho que aluga um quarto e o pessoal suspeita dele e tal, porém o final desse também é diferente. É um bom filme de suspense, com uma boa atmosfera e é o primeiro dessa lista à usar o nome Jack the Ripper, embora na maior parte do tempo seja usado só Ripper.





Man in the Attic [O Estranho Inquilino] (1953): Novamente a história do estranho que aluga o quarto e esse tem uma premissa bem igual ao filme de 1944, mas ainda assim tem uma boa atmosfera de suspense e horror.





Jack the Ripper [Jack, o Estripador] (1959): O primeiro da lista com o título carregando o nome do assassino e esquecendo a história do inquilino suspeito. Nesse mostra a polícia investigando o caso de assassinatos de Jack the Ripper. Esse filme traz uma ambientação bem parecida com os outros últimos, mas tem cenas bem mais brutais que devem ter sido chocantes para a época.




Hands of the Ripper [As Mãos do Estripador] (1971): Vindo da produtora de filmes Hammer, responsável por muitos filmes da era de prata do horror, vem este belo filme de suspense e mistério. O filme tem boa atmosfera e bons diálogos deixando o espectador sem saber direito pra quem torcer ou que visão apoiar. Deixo-os apenas com uma pergunta: Anna deve ser punida?





Jack the Ripper [Jack – O Estripador] (1988): Talvez o mais apurado da lista em relação à história real, afinal esse é o primeiro que trata de mostrar as cinco vítimas canônicas usando seus nomes reais. Essa minissérie aborda mais a investigação dos assassinatos utilizando como base uma das teorias mais apuradas da Scotland Yard, a de que os assassinatos foram feitos para encobrir as idas do príncipe aos bordéis de Whitechapel. Pra mim já vale à pena por ter o Michael Caine nele e é sempre um prazer vê-lo atuando.




From Hell [Do Inferno] (2001): Johnny Depp interpreta o inspetor Frederick Abberline, mesmo personagem de Michael Caine no Jack the Ripper de 1988, personagem que existiu na vida real e investigou o caso do Estripador. Nesse de 2001 Abberline é o clichê do homem amargurado que usa drogas para ter visões que o ajudam na investigação. Quer mais? O assassino usa uvas para atrair as vítimas e funciona. Olha eu não sei o quão raras eram as uvas no fim do século XIX, mas isso me parece só muito ridículo.




Razor: The Return of Jack the Ripper [Lâminas da Morte – A Maldição de Jack o Estripador] (2016): Chato...Chato! Um grupo se reúne pra fazer um roteiro de filme e uma das meninas tem uma caixa com todas as facas usadas por Jack o Estripador e o espírito dele assombra a galera e um monte de outras coisas sem nexo.








OBS: Outros filmes com esse personagem são Jack the Ripper (1976)The Lodger [O Inquilino] (2009) (já imagina-se do que se trata esse) e também as séries Whitechapel e Ripper Street.








Nenhum comentário:

Postar um comentário