HESSIAN LOBO
Lobo, O Rei de Currumpaw
Lobo depois da captura
Hessian, O Cavaleiro sem Cabeça
Pintura de John Quidor (1858)
Dr. Jack Griffin, O Homem Invisível
Em 1897 era lançado um dos clássicos de H.G. Wells, The Invisible Man (O Homem Invisível), onde o personagem principal, o cientista Jack Griffin, descobre uma maneira de ficar invisível através de uma fórmula feita com algumas drogas e uma máquina que irradia uma espécie de energia. Infelizmente Griffin se vê incapaz de reverter o processo e em desespero rouba algumas roupas, enfaixa sua cabeça e usa óculos escuros para se tornar visível superficialmente.
Hessian Lobo (Avenger)
Na cultura popular
(Lobo, O Rei de Currumpaw)
The Legend of Lobo [A Montanha do Lobo Solitário] (1962): Filme feito pela Disney inspirado no livro de Seton. Um filme legal, um pouco lento, mas legal. O charme desse filme (como todo filme da Disney praticamente) são as músicas estilo folk o que faz dessa obra um western com bichos e o final é mais feliz pro Lobo.
(Hessian, O Cavaleiro sem Cabeça)
The Headless Horseman (1922): Filme mudo que conta quase que fidedignamente a história do livro, pelo menos eu acho, não li o livro. Fora isso acho um filme bem normalzinho.
The Legend of Sleepy Hollow [A Lenda da Caverna Adormecida] (1949): Curta-animado da Disney que pra mim é o melhor da lista. A sequência da perseguição e a risada maléfica do Cavaleiro sem Cabeça são marcantes. Se você puder, recomendo assistir esse curta com a primeira dublagem brasileira, mesmo com alguns erros de tradução ainda acho melhor que a nova, senão vê com a nova mesmo ou em inglês. Detalhe, esse curta vem junto com a história do Senhor Sapo ou com o Príncipe e o Mendigo (no caso da antiga versão do VHS brasileiro que tem a dublagem que eu citei).
The Legend of Sleepy Hollow (1972): Outro curta-animado contando bem resumidamente a história e narrada por John Carradine. O estilo e a animação são um pouco feinhos, mas tem seu valor.
The Legend of Sleepy Hollow (1980): Nesse filme pra TV temos todo enredo e todos os personagens certos com algumas diferenças. Aqui o personagem Ichabod Crane (aliás interpretado por Jeff Goldblum em um de seus primeiros papéis) é mais cético que medroso, recusando-se a acreditar no sobrenatural que pode ou não existir em Sleepy Hollow e o final também é diferente, mas não deixa de ser um entretenimento...bonzinho.
The Legend of Sleepy Hollow [A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça] (1999): Um filme contando mais ou menos a história como é no livro. De novo, eu não li pra ter certeza, mas acho que é bem por aí se for levar em consideração o que eu li sobre a história do livro.
The Legend of Sleepy Hollow [A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça] (1999): Esse filme deve ser talvez o mais popular da lista. Ele vai mais na pegada do filme de 1980 com o Ichabod cético (aqui interpretado por Johnny Depp), mas também medroso e aqui ele não vai para Sleepy Hollow lecionar e sim investigar o caso dos assassinatos feitos pelo Cavaleiro sem Cabeça. Outra coisa, enquanto que na versão de 1980 a existência do sobrenatural é ambígua nesse fica claro que existe, pelo menos pra quem já conhece as obras do Tim Burton que dirigiu esse filme. Mesmo com tudo isso acho que é um ótimo filme, vale a pena assistir.
(Dr. Jack Griffin, O Homem Invisível)
The Invisible Man [O Homem Invisível] (1933): Clássico filme da era de ouro do terror com efeitos impressionantes pra época. Esse filme traz suspense, morte e até um pouco de humor e romance. Diferente do livro aqui Griffin fica louco por causa da fórmula da invisibilidade.
The Invisible Man [O Homem Invisível] (2017): Uma retratação mais moderna do conto onde Griffin é um cientista amargurado pelas perdas que teve o que dá (na minha opnião) mais profundidade ao personagem que por causa dessas perdas encontrou sua motivação para fazer a fórmula. O filme é bom considerando que é de baixa renda.
OBS 1: Existem outras histórias sobre a lenda do Cavaleiro sem Cabeça que podem achar interessantes.
OBS 2: Griffin também é um integrante da Liga Extraordinária, tanto na graphic novel como também no filme e também outras obras se inspiram na idéia do conto de Wells onde um homem invisível fica louco.