terça-feira, 24 de setembro de 2019

Fate/Saiba Quem Foi: Bartholomew Roberts

Vindo da era de ouro da pirataria, Bartholomew Roberts atende ao chamado do protagonista de Fate/Grand Order (ou não né). Nada muito à falar sobre ele, parece um personagem decente em questão de aparência e personalidade, um tanto de acordo com o verdadeiro, tirando que o verdadeiro deveria ser um tanto mais feio, mas é anime né?!




BARTHOLOMEW ROBERTS

Em 1682 Casnewydd-Bach, no condado de Pembrokeshire,  sudoeste do País de Gales, nascia John Roberts. Aos 13 anos o jovem começou sua aprendizagem como marinheiro e supõe-se que tenha participado da Guerra de Sucessão Espanhola servindo a Marinha Real Britânica entre 1702 e 1713. Ao fim da guerra serviu em navios negreiros, destino comum para vários marinheiros desempregados da guerra. Em 1719 John estava à serviço do Princess quando o navio foi atacado pelos piratas de Howell Davis. O capitão pirata então, como era de costume, convidou os marinheiros sobreviventes à juntar-se à tripulação pirata e dentre os sobreviventes estava John Roberts que recusou a oferta por desprezar os piratas. Davis se interessou por Roberts e o forçou à entrar pra tripulação. Passado um tempo o ex-marinheiro acaba se interessando pela nova vida, mas não por ganância ou qualque coisa assim, como era o comum, então abandonou o nome John e passou à se chamar de Bartholomew, especula-se que em homenagem ao bucaneiro Bartholomew Sharp. Pouco tempo depois Davis morre em uma emboscada dos portugueses e a tripulação se vendo sem capitão elegeram Roberts que, de acordo com eles, era o mais inteligente, possuía uma bravura reconhecida por todos além de ser um ótimo navegador. Nascia o capitão pirata Bartholomew Roberts.



O primeiro ato de Roberts como capitão foi liderar um ataque de vingança ao forte dos portugueses que mataram Davis. O ataque foi bem sucedido até certo ponto, pois alguns portugueses fugiram para a cidade mais próxima que era bem protegida tanto geograficamente como também por soldados portugueses e Roberts teve que convencer seus comandados que não valia a pena continuar o ataque, pois haveria várias perdas de seu lado. Os piratas voltaram desolados, mas ainda lançaram um pequeno ataque de navio à cidade e depois foram embora satisfeitos. Seus outros feitos consistiam nos atos de pirataria de sempre como saquear navios, conseguir mais homens, atracar onde quisesse para saquear portos, inclusive Roberts e seus homens já atracaram no Brasil, mas os métodos de Roberts eram menos violentos e mais eficientes, se valendo de emboscadas rápidas e precisas e às vezes poupava a tripulação saqueada. Também ficou conhecido por conseguir trazer ordem para o mundo pirata agindo como um verdadeiro comandante, e seu carisma reuniu vários ao seu comando se tornando quase um rei para os piratas.



Depois de várias aventuras, traições e perdas de navios Roberts e sua tripulação roubam um navio que chamam de Royal Fortune e com o qual passaram mais tempo e nessa época o capitão pirata já possuia uma grande esquadra. Certo dia um navio da marinha chamado Swallow se aproximava do Royal Fortune quando seus tripulantes estavam festejando e os marinheiros aproveitaram a oportunidade para pegar Roberts desprevenido. Sem saber o que fazer o capitão pirata lançou um ataque desesperado junto com seus homens, mas não havia mais como vencer. Roberts então se lançou ao capitão da marinha tentando acabar pelo menos com o líder, mas foi atingido na garganta por uma bala perdida de mosquete caindo morto em cima de uma canhoneira. Mais tarde o homem que foi conhecido como Bartholomew Roberts ganhou o apelido póstumo de Black Barts e agora ninguém mais ouviria o rugido degenerado de Black Barts.




Bartholomew Roberts (Rider)




Na cultura popular

Não tem filmes nem séries baseados em Bartholomew Roberts, mas se quiserem tem vários livros tendo-o como protagonista. Dois deles são The Devil's Captain (1992) e The Requiem Shark (1999).





OBS: Bartholomew Roberts aparece ou é citado em outras obras, assim como é referenciado em outras. Ele aparece em Assassin's Creed: Black Flag, é citado no livro A Ilha do Tesouro e no anime One Piece o rei dos piratas Gold Roger tem certa semelhança com Roberts.




Nenhum comentário:

Postar um comentário