O imperador mais conhecido por suas tiranias e perversões. O personagem Calígula no mundo de Fate não muda muito de quem foi sua figura histórica. A única diferença é que ele vira um cara porradeiro, por assim dizer, quando é invocado, ele consegue derrotar inimigos só com suas mãos, mas isso também se deve ao fato de ele ser invocado na classe Berserker. E também o motivo da loucura de Calígula em Fate, ao que parece, deve-se à deusa da lua, Diana, inclusive seu Fantasma Nobre consiste em invocar a lua e através de sua luz ele transmite a loucura de sua mente para as mentes daqueles atingidos pela luz. Eu fico imaginando que o que é transmitido na verdade é o filme do Calígula, aquele com o Malcolm McDowell. Imagina o inferno que seria ter esse filme passando na sua mente direto. Calígula também aparece no mangá spin-off Fate/Extra CCC: Fox Tail. Vejam agora quem foi essa figura assustadora.
CALÍGULA
Nascido da união entre Germânico e Agripina Maior, Caio Júlio César Augusto Germânico acompanhou seu pai em suas campanhas desde os três anos. Nessas campanhas ficou popular entre os soldados que achavam engraçado a criança usando pequenas cáligas (uma espécie de sandália) e por isso ganhou o apelido de Calígula (botinha). A mãe de Calígula era neta do primeiro imperador de Roma, Augusto, ainda vivo na época do garoto. Estando para morrer Augusto nomeou Tibério, seu enteado, como sucessor. Porém Tibério não era querido pelo povo romano por ele ser peverso e sabendo disso Augusto o convenceu a adotar o popular general Germânico (pai de Calígula) como filho e nomeá-lo como herdeiro. Germânico acaba morrendo levantando suspeitas da família de Calígula contra Tibério que mandou a mãe do garoto, Agripina Maior, para uma ilha remota onde morreu de fome, e ainda prendeu os dois filhos mais velhos dela, um se suicidou e o outro morreu de inanição. Depois disso o pequeno garoto foi enviado para viver com a bisavó Lívia (esposa de Augusto) junto com suas irmãs Lívila, Drusila e Agripina.
Se passou alguns anos e Calígula voltou para junto de Tibério que o adotou como filho e apesar de no fundo odiar o imperador que causou todo o seu drama familiar, ele nada podia fazer contra o homem mais poderoso de Roma. Provavelmente devido a esse ambiente de raiva e frustração causados pelo fato de ser “filho” do assassino de sua mãe e seus irmãos o jovem começou a perder a sanidade. Dizem que ele gostava de assistir a execuções e passar a noite em orgias. Com a morte de Tibério no ano 37 d.C, Calígula, com 24 anos, se tornou imperador e logo mandou libertar cidadãos presos injustamente, eliminou vários impostos e promoveu vários eventos públicos como corridas de bigas, lutas de gladiadores e peças de teatro, basicamente começando bem o seu reinado. Porém seis meses depois de assumir o posto o jovem adoeceu devido às suas orgias excessivas e quase morreu o que piorou a sua sanidade mental.
Existem muitos relatos das loucuras cometidas por Calígula, algumas das mais populares são tidas como puro exagero, tais quais a de que ele ordenara matar uma família inteira, mandava executar quem quer que falasse dele na rua, devorar os testículos de seus inimigos e uma das loucuras mais conhecidas, a de que ele nomeou seu cavalo favorito, Incitatus, como senador. Há relatos também de que ele teve relações incestuosas com suas três irmãs, mas não se sabe se é verdade. Porém é fato que Calígula começou mesmo a perder o rumo de como reinar, gastando exorbitantemente e devido à isso voltou a cobrar impostos ainda mais altos. Também mandou trocar várias cabeças de estátuas de divindades pela sua própria, pois ele mesmo se achava um deus. Mas ele adorava alguns deuses, como Diana (deusa da caça e da lua) para quem construiu um barco tão grande quanto um templo e mais dois menores e navegava com eles no Lago Nemi, perto de um santuário da deusa, em noites de verão, época em que Diana florescia nas noites de lua cheia e ele dizia receber a força vital da terra. Devido a tudo isso Calígula começou a perder popularidade entre o povo romano e o apoio do Senado. Então no ano 41 d.C, alguns soldados, também já fartos das insanidades, o atacaram e mataram o jovem imperador nos seus tenros 28 anos.
Calígula (Berserker)
Na cultura popular
I, Claudius (1976): Baseada em um livro, essa série da BBC conta a história do primeiro imperador de Roma até o imperador Claudius (que é quem narra a história), imperador que assumiu depois de Calígula, que aqui é interpretado por John Hurt ainda jovem (pesquisa que você deve lembrar dele por rosto). Muito boa, um pouco lenta, mas boa e está disponível no YouTube com legenda em português.
Calígula (1979):.............não....não por favor não não......
Caligola - la storia mai raccontada (1982):......um cavalo não não, chega...........
Roman Empire: Caligula - The Mad Emperor (2019): Acabou? Uff, bom, Roman Empire (Império Romano) é uma série documentário da Netflix, só que bem mais trabalhada e produzida. A terceira temporada conta a história de Calígula. Vale à pena conferir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário