quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Fate/Saiba Quem Foi: Angra Mainyu

Em Fate o espírito primordial do mal que é Angra Mainyu já teve várias formas, pois ele próprio não possui mais uma forma própria. Em Fate/Stay Night ele é uma criatura quase amorfa nascida do Graal corrompido desde a terceira guerra por causa do clã Einzbern. Em Fate/Zero (prequel de Fate/Stay Night) esse mesmo Graal corrompido já também possuiu a personagem Irisviel tornando-a um avatar do espírito maligno e em Fate/Hollow Ataraxia assume a forma do vencedor da quinta guerra do Santo Graal, Shirou Emiya, mas um Shirou Emiya tatuado e bronzeado, essa forma também é usada no jogo Fate/Grand Order. Na verdade ele não é "o" deus de todos os males e sim um garoto que muito tempo atrás foi forçado à ser um sacrifício de sua vila para receber a maldição de todos os males do mundo em seu corpo para apaziguar os males que afligiam a própria vila. Por isso ser, de certa forma, um ato heróico ele acabou sendo aceito como servo pela entidade "Mundo" que lhe atribuiu o nome de Angra Mainyu, pois era o que mais se aproximava de sua origem histórica. Essa sua forma foi invocada pela primeira vez na terceira guerra pelo clã Einzbern, mas ele acabou sendo derrotado e seu espírito foi aprisionado no Graal ocasionando sua corrupção vista em Fate/Zero e Fate/Stay Night. Ele é o personagem mais difícil de tirar no jogo Fate/Grand Order e também o mais fraco.



ANGRA MAINYU

De acordo com o zoroastrismo (religião fundada na antiga Pérsia por Zaratustra), cujas palavras são ditas no Avesta (livro principal do zoroastrismo), Angra Mainyu (ou Arimã) é o princípio de todo o mal, o deus de todos os males, o total oposto de seu irmão gêmeo Ormuz (ou Ahura Mazda), o deus ou princípio do bem. Durante o parto dos gêmeos, Zurvan (o deus assexuado do tempo) disse que o primeiro que saísse seria o mais forte. Ouvindo isso Arimã forçou sua saída primeiro e por causa disso Zurvan profetizou que seu império do mal acabaria em alguns milênios e seu irmão então assumiria por toda a eternidade. Arimã então se voltou contra seu irmão se tornando o espírito do mal. Outra interpretação é de que foi Ormuz quem criou dois espíritos, Spenta Mainyu (a bondade) e Angra Mainyu (a maldade). Independente da interpretação a idéia é que as duas entidades se opõem.


Muitas vezes Arimã é retratado como um ser invejoso, querendo destruir e deturpar tudo que seu irmão cria, muitas vezes criando o oposto do que seu irmão criava, por exemplo Ormuz criou a luz, o céu, a terra, a riqueza e tudo que é bonito e bom, enquanto que Arimã criou a escuridão, os demônios, a pobreza e tudo que é feio e perverso. À ele também é atribuída a criação dos demônios chamados de devas, embora nos textos religiosos dos Gathas a origem dos devas é Aka Manah (mal pensamento) que representa o desejo sexual. No Avesta diz que Aka Manah foi enviada por Arimã para ajudá-lo à corromper a humanidade. No poema épico Shahnameh, Arimã com seu exército de demônios mata Syamak, filho de Keyumars, que no Avesta é dito como o primeiro mortal criado por Ormuz, enquanto que no poema ele é dito como o primeiro rei da humanidade e que também era amado por Ormuz, sendo assim Arimã fez cair sobre ele suas maldições. Também durante a jornada de Zaratustra para espalhar a palavra do zoroastrismo Arimã ficou tentando o profeta à parar de venerar Ormuz e passar à venerar o mal.

Ahura Mazda (à esquerda) contra Angra Mainyu (à direita)

A luta entre os dois pode ser interpretada tanto de forma material, em que Arimã tenta invadir o céu, mas é repelido por Ormuz com a ajuda de Atar (espírito do fogo e do relâmpago), como espiritual em que a obscuridade e a ordem são vencidas pela luz e pela ordem assim como o inverso. Ao que parece a batalha entre os dois irmãos, representando o bem contra o mal, ainda está acontecendo e a humanidade ainda está para ver o resultado dela. Os mais devotos acreditam que Ormuz irá vencer e Angra Mainyu ficará para sempre confinado no submundo onde os seus demônios devorarão uns aos outros.



Angra Mainyu (Avenger)

Angra Mainyu ainda não nascido no jogo Fate/Stay Night

Irisviel possuída por Angra Mainyu em Fate/Zero

Irisviel possuída por Angra Mainyu em Fate/Grand Order como uma boss do jogo




Na cultura popular

On Wings of Fire (2001): Um documentário falando sobre a criação do zoroastrismo com uma cena ou duas encenadas com figuras contando as histórias de Angra Mainyu.








OBS: Tem um livro chamado The Incarnation of Ahriman: The Embodiment of Evil on Earth, mas não li para saber do que se trata.


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