sexta-feira, 14 de junho de 2019

Fate/Saiba Quem Foi: Paul Bunyan

Olhaí, primeiro personagem dessa série de posts com o gênero trocado. Caso não saiba a franquia Fate é famosa também por suas personagens femininas que ficaram registradas na história da humanidade como sendo homens. Bom muitas outras obras asiáticas fazem isso, mas Fate, por ser muito popular, acaba por ser uma das mais destacadas nesse quesito. Dito isso, Bunyan é uma personagem mais de comédia do que uma personagem séria. Sua aparição é mais frequente nos quadrinhos "Manga de Wakaru! FGO" (Learn with Manga! FGO que traduzindo seria Aprenda com Mangá! FGO), mangá de comédia com traços cartoonescos que contam pequenas aventuras da insana "Protagonista Feminina Sem Nome" do jogo de RPG Fate/Grand Order, apelidada popularmente de Gudako que na tentativa de criar um servo poderoso misturou seus Cálices Sagrados com massa de macarrão (não pergunte), a massa criou vida e Gudako à criou até ela crescer e virar uma gigante Paul Bunyan loli de 1 estrela. Mas vamos adiante na história.




PAUL BUNYAN

O lenhador gigante do folclore americano, protagonista de vários livros infantis. A criação, o criador e a origem desse personagem são incertos, pois vários estados americanos, como Michigan e Minnesota, afirmam ser o lugar de nascimento da lenda, mas elas se centralizam mais em Maine. Antigos lenhadores também afirmavam ter visto um grande homem lenhador vagando na região dos Grandes Lagos entre os Estados Unidos e o Canadá, mas estavam bêbados quando viram. As várias estórias de Paul Bunyan ficaram conhecidas como “Tall Tales”, contos que podem ser ou não ser verdade, mas que são bem difíceis de acreditar devido ao exagero. Em uma das estórias dizem que cinco cegonhas, muito exaustas, entregaram o bebê gigante para os pais em Bangor do estado de Maine em meados do começo do século 19. Quando criança Paul encontrou em meio à neve um bezerro azul que nomeou de Babe que cresceu tanto que comia 30 fardos de feno como almoço. Paul cresceu em grande tamanho até quase alcançar o céu, chegando à idade adulta se tornou lenhador e saiu de casa caminhando rumo à oeste vivendo aventuras com Babe como seu parceiro que também ficou gigante, mas essa é só uma das inúmeras versões do início da lenda de Paul Bunyan.



Um autor de Michigan, D. Laurence Rogers, disse que o modelo mais adequado para as lendas de Bunyan foi um madeireiro Franco-canadense chamado Fabian “Sagnaw Joe” Fournier, nascido em Quebec, que tinha 1,80m de altura e diziam que seus dentes podiam mastigar uma barra de madeira. Mas de acordo com Michael Edmonds, em seu livro Out of the Northwoods: The Many Lives of Paul Bunyan (Fora das Florestas do Norte: As Muitas Vidas de Paul Bunyan) de 2009, as estórias sobre Paul Bunyan já circulavam antes das estórias sobre Fournier. Da parte de Edmonds o nascimento de Paul são apenas um amontoado de estórias fictícias contadas pelos madeireiros do século 19. Em Wisconsin, por volta de 1880, vivia um lenhador chamado Gene Shepard que dizia ter inventado os contos de Paul Bunyan, no entanto nunca foi provado que ele de fato inventou os contos folclóricos sobre o personagem.



Nos contos diziam que devido ao seu enorme tamanho Bunyan conseguia limpar toda uma floresta com apenas um movimento de seu machado, e ainda que andando pelo Arizona arrastando seu machado abriu um desfiladeiro que se estendeu por quilômetros que veio a ser o famoso Grand Canyon e que também foi responsável pelo surgimento de outras várias paisagens americanas famosas tais como o Rio Mississipi, os Lagos Finger, as Cascatas do Niagara, Black Hills e muitas outras, tudo isso apenas fazendo coisas do seu dia-a-dia durante sua aventurada caminhada. Alguns dizem que ele ficou tão triste com sua derrota para as máquinas que faziam seu trabalho de cortar árvores mais rápido que rumou para o Alasca onde ele e seu touro azul Babe pereceram. Existem várias estátuas e monumentos pelo continente americano em homenagem a esse personagem folclórico, além de um parque de diversões, concursos de força, entre outras homenagens. De um jeito ou de outro, para os pioneiros os contos de Bunyan representam a fundação da América e suas maravilhosas explorações.



Paul Bunyan (Berserker)





Na cultura popular



Paul Bunyan (1958) - Um curta-animado da Disney contando lindamente a lenda de Paul Bunyan. Segue abaixo o curta inteiro em inglês.







Tall Tale [Os Super Heróis do Oeste] (1995) - Um filme também da Disney, só que dessa vez é live action. Paul Bunyan aqui é mais um personagem secundário. O protagonista é o garoto Daniel Hackett, que junto de outras lendas como Pecos Bill (que é o Patrick Swayze inclusive) e John Henry vivem aventuras (não tão) emocionantes. Não diria que esse é ruim, mas o filme fica naquele clima de "eles existem, não existem" e no final acho que ele existem e resolvem o problema lá. Na minha opinião o moleque fez foi invocar os três do Trono do Heróis, hehhehe you know what im saying!?






Axe Giant: The Wrath of Paul Bunyan (2013) - Hmmm, como eu começo? Esse filme é ruim, tipo muito ruim. Axe Giant é um desses filmes de terror independentes, eu não diria nem que é tão ruim que é bom, se é que me entende, com exceção de uma cena que mostra o quão "sério" o filme é, a única que me fez continuar me torturando pra assistir até o final e conferir se tinha mais igual. Confiram se gostam desse tipo de filme.




Bunyan and Babe [Bunyan e Baby: Os Amigos da Floresta] (2017) - Dessa vez é um filme de animação em CG, mas daqueles CGs bem toscos (tá, nem tanto, já vi piores). É um filme mais pra criança ensinando aquela velha ladainha de salve as florestas e não seja um milionário babaca querendo destruir as florestas. A coisa mais marcante do filme é que no elenco estão John Goodman e nosso eterno Luke Skywalker, Mark Hamill...fazendo um personagem qualquer, mas ele tá lá.




Nenhum comentário:

Postar um comentário