MATA HARI
Enquanto morava com os tios na cidade de Leida (também na Holanda) acabou sendo expulsa do colégio onde estudava por se envolver sexualmente com um dos diretores, isso aos 16 anos e então fugiu de casa para viver em Haia com um tio. Aos 19 respondeu à um anúncio de casamento publicado por Rudolph MacLeod de 39 anos, um funcionário da Companhia das Índias Orientais e passou a viver casada na Indonésia e começou a se interessar pela cultura malaia. Seu casamento era infeliz; Rudolph era alcoólatra, dava acessos de fúria contra a moça além de que não escondia que tinha uma amante cuja era a babá de seus dois filhos, Norman e Jeanne. Em um ataque de ciúme a babá atentou contra a vida das crianças utilizando veneno que acabou matando Norman que tinha apenas 2 anos na época. Para abafar o caso disseram que as crianças foram envenenadas por inimigos do militar. Depois de Rudolph ser dispensado do serviço militar o casal voltou para a Holanda com a filha Jeanne. Margaretha se separou do marido, perdeu a guarda da filha e sem condições de tomar a filha de volta foi para Paris, com a ajuda de Henri de Maguerie, para viver como artista exercendo as lições de dança oriental que aprendeu na Indonésia e adotou o nome “Mata Hari” que significa “Olho da Manhã” em malaio.
Em Paris se tornou famosa dançando em apresentações de circo, com strip-teases e danças exóticas até que sua apresentação em 1905 no museu Guimet dedicado à cultura asiática à tornou famosa em toda a Europa e logo o nome Mata Hari ficou conhecido no mundo e ela passou a ser cobiçada por figurões fascinados pelas danças da garota dos olhos deslumbrantes que lembravam o amanhecer tal qual seu nome artístico denominava. Em 1912 sua fama entrou em declínio, porém ela havia se tornado uma importante cortesã no período em que passou se apresentando pela Europa, mantendo relacionamentos com políticos, altos militantes e homens influentes de vários países. Em 1914 a Grande Guerra (Primeira Guerra Mundial) começou. Durante esse período Mata Hari fazia suas viagens corriqueiras pela Europa visitando seus “amigos” e começou a ser suspeita de espionagem, tanto pela França como pela Alemanha. Mata Hari foi submetida à julgamento pelos franceses em julho de 1917 acusada de revelar aos alemães detalhes sobre a nova arma dos aliados, o tanque de guerra. Foi condenada à morte por fuzilamento em outubro do mesmo ano. Diz-se que na hora da morte ela recusou botar a venda tirou a roupa e mandou beijos para os executores e que os soldados precisaram botar vendas para não serem seduzidos por ela. Não se sabe se ela realmente era culpada de espionagem.
Mata Hari (Assassin)
Na cultura popular
Na cultura popular
Mata Hari (1931) - É um típico filme de romance dos anos 30, mocinha conhece mocinho e os dois se apaixonam. Porém o final é um tanto diferente do que se esperaria de um filme assim, o que é válido, visto o final que Mata Hari teve na vida real.
Mata Hari, Agent H21 (1964) - Esse filme aborda mais a Mata Hari espiã, mas também tem um romance mais estruturado e um pouco de suspense.
Mata Hari (1985) - Outro filme normal sobre Mata Hari como espiã.
Mata Hari (2016) - De todos os itens da lista essa série é a que mais vale a pena ver. Ela aborda todos os aspectos de Margaretha até o momento que ela vira Mata Hari chegando até seu triste destino. É uma série bem curta então se você encontrá-la por aí recomendo ver.
OBS: Tem mais dois filmes os quais não assisti para poder dar minha opinião, mas eis eles aqui caso queiram ver: Mata Hari, la vraie histoire (2003) e Mata Hari (2016).
Nenhum comentário:
Postar um comentário