sábado, 29 de junho de 2019

Fate/Saiba Quem Foi: Asterios

Umas das adaptações de mitos que mais me agradam em Fate é o mito do minotauro que muitas vezes vimos como um mero monstro, mas aqui ele é visto como um ser meio-homem, meio-touro (mais homem que touro) incompreendido que na verdade até ajudou a salvar sua terra de certa maneira.




ASTERIOS

O nome Asterios (nome que significa relâmpago) pode se referir a várias coisas. Há várias figuras históricas com esse nome: Santo Asterios de Ostia, o padre martirizado; Asterius de Cesareia, um senador romano; Asterius, irmão de Claudius e Neon que sofreram martírio durante a perseguição de Diocleciano. Mas as figuras mais importantes estão centradas mais na Grécia, terra de vários mitos conhecidos e populares até hoje. Em Argos, Asterion é um dos três deuses do rio e também foi o nome de dois argonautas. Por fim a mais marcante é a história sobre os dois Asterios de Creta onde a figura do touro era cultuada, sendo até o símbolo da família real.





Asterios I, filho de Tectamus, herdou a ilha de Creta se tornando rei de Creta. Um tempo depois ele assumiu como esposa a moça chamada Europa, filha do rei da Fenícia, depois que esta foi raptada por Zeus e levada até Creta para ser violada e o deus ainda estava disfarçado de touro para que sua esposa ciumenta, Hera, não o descobrisse, mas supõe-se que foi o próprio Asterios I quem se disfarçou com uma máscara de touro, raptou e estuprou a moça e provavelmente inventou a história de Zeus para desviar a culpa de si e evitar uma guerra com a Fenícia. Europa deu a luz a três meninos: Minos, Rhadamanthus e Sárpedon. Com a morte de Asterios I seu filho Minos ficou apreensivo para ficar com o trono e pediu para que Poseidon, deus dos mares, o ajudasse e com sua assistência expulsou os dois irmãos da Ilha de Creta e Minos se tornou o novo rei de Creta. Poseidon pediu à Minos que sacrificasse um touro dos mares em sua homenagem por tê-lo ajudado à se tornar rei. Minos achou o touro tão belo que decidiu sacrificar outro touro qualquer no lugar e Poseidon como castigo fez com que Pasífae, esposa de Minos, se apaixonasse pelo touro dos mares e de sua união nasceu uma criatura meio homem, meio touro, Asterios II, que veio a ser mais conhecido pelo seu apelido de Minotauro (touro de Minos). Tudo isso ocorrendo por volta da guerra cretense entre os anos 205 e 200 a.C.





Minos mandou que Dédalo construísse um grande labirinto para aprisionar a criatura e quando dominou Atenas, Minos ordenou que fossem enviados todo ano 7 moças e 7 rapazes para o labirinto como sacrifício para o Minotauro, virou um verdadeiro labirinto do caos por onde só Asterios conseguia andar sem se perder por ter passado a vida lá. Após 3 anos de sacrifícios um jovem ateniense chamado Teseu se voluntariou para matar a criatura e com a ajuda da filha de Minos, Ariadne, que lhe deu uma espada mágica e um novelo de lã para não se perder no labirinto, conseguiu matar o Minotauro até salvando alguns atenienses ainda vivos.




Asterios (Berserker)





Na cultura popular

Teseo contro il minotauro (1960) - Filme italiano de romance e aventura mostrando a saga de Teseu até o momento que ele mata o minotauro que só aparece no final.





Hércules e o Labirinto do Minotauro (1994) - Kevin Sorbo em sua clássica interpretação do "Hércules magro" na série do Sam Raimi. Nesse filme o herói vai resolver o problema com o minotauro assombrando uma cidade. Aqui eles pegam um pouco (bem pouco) do que é o mito real do minotauro, ao invés de ser só mais um monstro. O engraçado é que os personagens ficam mais da metade do filme resumindo os melhores episódios da última temporada da série, fora isso o filme é bem saudosista.




Ariadné Fonala (2009) - Um curta-animado bem criativo, acho que vale a pena ver só pela criatividade do vídeo. Segue abaixo os primeiros minutos do curta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário