terça-feira, 23 de junho de 2020

Fate/Saiba Quem Foi: William Shakespeare

Sim o grande artista conhecido até hoje e que muitos ainda se inspiram, referenciam e apresentam suas próprias versões das obras desse artista. Aparentemente Shakespeare não treinou magia e apenas ganhou suas capacidades mágicas quando se tornou um Servo. Embora não tenha nenhum poder de ataque ele pode potencializar o resto da galera melhor que muitas magias através de suas escrituras, mas ele tem que tá inspirado, sabe como é.



WILLIAM SHAKESPEARE

Em Stratford-upon-Avon, no condado de Warwick, no ano de 1564 nascia o autor inglês mais famoso e o mais aclamado dramaturgo do mundo moderno e contemporâneo, William Shakespeare e foi o terceiro à nascer no que viriam a ser oito. Não se sabe muito bem a data de nascimento, mas admite-se entre os especialistas o dia 23 de abril. Estudou no colégio da cidade, mas quando tinha 13 anos sua família passou por problemas financeiros e o garoto teve que sair do colégio, porém desde essa época dizia-se que William já manifestava grande talento artístico, mas nunca mais Shakespeare frequentou qualquer instituição de ensino. Aos 18 se casou com a aldeã Anne Hathaway, quase dez anos mais velha que ele,com quem teve três filhos, Sussana e os gêmeos Judith e Hamnet. Pouco tempo depois, em 1586, Shakespeare deixou a família e se mudou para a cidade de Londres, provavelmente por ter sido atraído pelas peças teatrais das companhias que chegavam em Stratford e como também já escrevia seus próprios versos foi procurar exercer sua arte de alguma forma na capital.


Conseguiu emprego como guardador de cavalos no The Theatre, o primeiro teatro de Londres criado por James Burbage, mas um tempo depois começou a prestar pequenos serviços nos bastidores como copiar peças e representar pequenos papéis. Era um período de intensa atividade artística na Inglaterra, muito por influência da rainha Elizabeth I que conseguiu trazer uma era de paz e prosperidade para o país e isso ajudou Shakespeare à subir de carreira. Depois de estudar e ler várias obras Shakespeare acabou se tornando o copista oficial da companhia, ainda atuava e em 1589 já estava adaptando peças de autores anônimos, logo o número de suas peças escritas era o maior do teatro. As obras de Shakespeare podem ser divididas em três fases sendo a primeira fase formada por comédias alegres, peças de história inglesa e tragédias com estilo renascentista. Duas das suas obras mais famosas saíram nessa fase, Romeu e Julieta (1594), adaptado de um poema de Arthur Brooke, e Hamlet (1601). Na segunda fase ele passa a criar obras barrocas com tragédias grandiosas e comédias amargas, outras de suas obras mais famosas nessa fase se destacam Othello (1604) e Macbeth (1606). A terceira fase é marcada por duas peças, ambas pouco trágicas e de desfecho apaziguado, sendo elas A Tempestade (1611) cuja foi a última antes de ele sair de Londres, e Henrique VIII (1613) que escreveu junto com John Flecher. Suas obras adicionaram várias palavras para o vocabulário que hoje conhecemos, tais como “addiction” (vício) escrita em Othello, “obscene” (obsceno) presente em Trabalhos de Amores Conquistados e até “lonely” (solitáro) visto em Coriolano, assim como expressões bem conhecidas pelo mundo como “Knock knock! Who’s there?” (Toc toc! Quem bate?) visto em Macbeth e “Break the ice” (Quebrar o gelo) em A Megera Domada.


Em 1611 Shakespeare já era bem rico e com sua fortuna voltou para sua família em Stratford onde já tinha várias casas e terrenos. No ano de 1616 William Shakespeare morre, ironicamente na data admitida de seu aniversário, 23 de abril, com 52 anos. Não se sabe exatamente como ele morreu, mas aparentemente foi por causa de uma forte febre causada por uma embriaguez. Após sua morte dois amigos do autor lançaram em 1623 um livro compilado com as obras de Shakespeare entitulada First Folio e ainda o legado do autor vive até hoje com sua extensa obra de livros, poemas, peças e sonetos.


William Shakespeare (Caster)




Na cultura popular

Will Shakespeare (1978): Uma mini-série com o Tim Curry no papel principal, contando a própria versão das prováveis inspirações do autor.




Shakespeare in Love [Shakespeare Apaixonado] (1998): Para os românticos temos aqui um filme...ok? Assim, o filme não é horrível nem nada, é bonito na maior parte do tempo, mas é só isso. Não vai doer se você assistir, mas também não vai ser a melhor coisa do dia.




Upstart Crow (2016): Esse é o item mais estranho da lista, mas decidi botar mesmo assim. Upstart Crow é uma série britânica de...comédia. É, mas vai por mim é divertida, quer dizer não é hilária, mas é divertida. Cada episódio explora maneiras engraçadas de como Shakespeare se inspira para fazer suas peças e se você gosta de um humor britânico eis essa dica.




Will (2017): Uma série que (graças a Deus) tem só uma temporada. A idéia é de um Shakespeare jovem e ingênuo que usa suas peças para combater a tirania daqueles no poder..isso e umas outras paradas acontecendo que eu não me importei o suficiente pra lembrar.








OBS: Em 2011 foi lançado um filme chamado Anonymous que pega a teoria de que as obras de Shakespeare na verdade foram escritas por Edward de Vere, o Barão de Oxford.








Nenhum comentário:

Postar um comentário