domingo, 28 de junho de 2020

Fate/Saiba Quem Foi: Chen Gong

Vindo dos mitos e épicos chineses temos Chen Gong em Fate/Grand Order e ele não muda muita coisa, tirando talvez que ele parece mais um professor inglês que chinês, mas nada muito sério, já que ele pelo menos passa uma impressão de estrategista militar.



CHEN GONG

Nascido por volta de 154 d.C. Chen Gong (ou Gongtai) viria à ser uma figura importante do período conhecido como a Guerra dos Três Reinos. Chen Gong, estudioso como era, logo se tornou magistrado da cidade de Zhongmu da província de Henan que estava sob o comando do general militar Dong Zhuo. Porém mais ou menos em 190 d.C., período em que Dong Zhuo mantinha o jovem imperador Xian como refém, Cao Cao tentou contra a vida de Zhuo, mas falhou e em sua fuga foi capturado em Zhongmu onde Chen Gong o interrogou e se emocionou com tamanha lealdade ao imperador Xian. Chen Gong decidiu abandonar seus deveres de magistrado e se unir à Cao Cao como conselheiro de guerra chegando à ser uma peça fundamental na ascensão de Cao Cao quando o ajudou à tomar a província de Yan em 193 utilizando suas táticas diplomáticas. Até que em 194 Chen Gong ficou insatisfeito com Cao Cao e deixou seus serviços partindo para a cidade de Dongjun. De acordo com as romantizações dos Três Reinos Chen Gong decidiu ir embora depois de ver Cao Cao matando a família do próprio amigo, Lu Boshe, por engano e depois matando Lu Boshe de modo traiçoeiro para não deixá-lo ver sua família morta e possivelmente se voltar contra ele.


Claro isso não impediu Cao Cao de continuar suas conquistas e seu próximo alvo era Xu Zhou, que estava protegida por um amigo pessoal de Chen, Tao Qian. Sabendo disso Chen foi até Xu Zhou e tentou resolver o conflito novamente através de sua diplomacia, porém sem sucesso e assim partiu novamente para pedir a ajuda de Zhang Miao e chegando lá veio a conhecer o atual rival de Cao Cao, o general Lu Bu, que havia matado Dong Zhuo quando estava sob seu comando. Com a ajuda de Chen e o apoio de Zhang Miao o grande guerreiro Lu Bu conquistou boa parte da província de Yan utilizando das estratégias de Chen Gong. Uma das batalhas mais conhecidas em que suas estratégias fazem uso é na Batalha de Puyang, embora seja fictícia. Cao Cao montou um ataque massivo em Puyang prendendo Lu Bu e seu exército. Chen Gong mandou um mensageiro local levar uma mensagem para o Cao Cao chamando-o para dentro da cidade e chegando lá mal teve tempo de descobrir a verdadeira armadilha quando viu os portões pegando fogo e as tropas de Lu Bu impedindo as rotas de fuga, mas Cao Cao ainda consegue fugir. O que aconteceu mesmo foi que Cao Cao manteve o ataque até que Lu Bu e seus homens tiveram que abandonar a cidade e procuraram abrigo com Liu Bei em Xiapi na província de Xu.


Porém Lu Bu tomou Xiapi de Liu Bei que pediu ajuda à Cao Cao que viu aí sua chance de tomar a província e mandou dois espiões para plantar a discórdia entre Lu Bu e Chen Gong além de botá-los contra Liu Bei. Os dois infiltrados se tornaram o braço direito e esquerdo de Lu Bu e constantemente o aconselham à atacar Liu Bei, algo que Chen Gong firmemente discorda e até o momento seus conselhos são ouvidos. Quando Cao Cao chega em Xiapi o estrategista diz para Lu Bu atacar primeiro usando uma formação de duas pontas (Jǐjiǎo Yīzhèn) em que Lu Bu levaria uma tropa para fora da cidade enquanto Chen ficaria com o resto na cidade, mas Lu Bu decide ficar onde está por causa das reclamações de sua esposa. Como era de se esperar o exército de Cao Cao fez um forte cerco e embora tenha tentado muitas vezes passar pelas fortes defesas Lu Bu falha constantemente e se vê querendo se render, mas Chen Gong o convence à continuar. Finalmente Cao Cao manda seus homens drenarem os rios próximos para diminuir a água dos inimigos e não aguentando mais alguns soldados amarram Lu Bu e Chen Gong, os levam para Cao Cao que agora captura o seu inimigo e seu antigo estrategista. Cao Cao oferece uma chance de Chen Gong voltar à seus serviços, mas se recusa dizendo que prefere a morte. Chen Gong foi enforcado junto de Lu Bu e suas cabeças foram decapitadas para exibição pública.


Chen Gong (Caster)




Na cultura popular

Yokoyama Mitsuteru Sangokushi (1991): Anime baseado no mangá de mesmo nome lançado em 1971 que por sua vez se baseia nas romantizações do épico dos Três Reinos.

Episódio 22 em que Chen Gong dá conselhos para Lu Bu



San guo yan yi (1995): Série chinesa que segue mais fielmente as histórias dos livros.

A captura de Lu Bu e Chen Gong



San guo (2010): Pode-se dizer que é uma versão mais moderna da série de 95.

Chen Gong fala com Cao Cao sobre a morte de Lu Boshe




Dinasty Warriors 8 (2013): Jogo de videogame com base nos mitos dos Três Reinos, mas com porradas mais épicas. Chen Gong, ao invés de ser um homem sereno de aspecto intelectual, é um personagem de aspecto suspeito que parece sempre estar planejando algo.

Lu Bu reencontra Chen Gong



Wu shen Zhao Zilong (2016): Série chinesa mais fantasiosa contando os eventos do Romance dos Três Reinos.







OBS 1: Existem outras animações japonesas com o nome Sangokushi que são OVAs ou filmes.

OBS 2: Outros jogos que existem com essa temática é a série Romance of the Three Kingdoms da Koei, a mesma de Dinasty Warriors e um jogo para o snes baseado no anime de 91.





Nenhum comentário:

Postar um comentário